quarta-feira, 10 de junho de 2009

Variável (toneladas, metro quadrado, meses...)

Ontem assistia, por um canal de televisão moçambicano, à conversa entre dois jornalistas e um responsável do estado. O homem do estado afirmava que haviam sido produzidas toneladas de produtos agrícolas (cereais) num período de tempo.
Falavam-se também dos metros de comprimento de pontes em construção, do número de projectos de construção mal parados por incumprimento dos construtores ...
Apenas, fiquei a pensar que com a "permacultura" faz sentido sim entender e gerir num sistema agrícola a relação saudável entre valores de variáveis e não em maximizar ou minimizar o valor de algumas apenas (lucro financeiro, minutos, ...)
Surpreendentemente, também mais tarde na RTP Internacional o Presidente da República de Portugal destacava os exemplos "exemplares" dos milhões facturados por empresas criadas por pessoas "luso-descendente" na Holanda e Califórnia ...
Por agora diria que "sustentável", também financeiramente, implica gerir o valor de variáveis dentro de limites saudáveis - em termos ecológicos, socioculturais e pessoais.
Para as toneladas de cereais produzidos:
Que área de solo foi utilizado?
Quantas toneladas de fertilizantes (industriais, derivados de gás natural, petróleo, recursos não renováveis) foram utilizados?
Quantos herbicidas e pesticidas? E ainda conservantes para armazenar os cereais por tempo determinado?
Quanto combustível não renovável? E Maquinaria?
Quanta biodiversidade se perdeu? Quanto solo sofreu erosão? Variação nos níveis de contaminação tóxica no solo?
Quantos trabalhadores envolvidos? ... sua saúde no trabalho? ... acidentes de trabalho? ...
Entre outras perguntas ...
Até pode ser que haja produção industrial sustentável de cereais em Moçambique, mas isso será uma conversa mediática mais interessante, me parece.

Sem comentários:

Enviar um comentário