quinta-feira, 11 de junho de 2009

da dependência para começar vida melhor


excerto de
Nordin, Stacia. Low Input Food and Nutrition Security: growing and eating more using less. Malawi:
World Food Programme, 2005.
http://home.comcast.net/~billgile/LowInput/Low%20Input%20Food%20Nutrition%20Model%202005%20December.pdf
http://neverendingfood.org/


Esta situação, "ciclo de dependência", desde há 150-300 anos em regiões de países africanos também é semelhante à situação do interior de Portugal desde há 400 anos.
Stacia Nordin refere que o milho foi introduzido no Malawi por colonizadores portugueses...

"O CICLO DE DEPENDÊNCIA
Source: Permaculture Nutrition Training Manual, draft 2003, Stacia & Kristof Nordin

-1- Novo tipo de cultura, Milho (ou uma monocultura):
Os agricultores são encorajados a abandonar variedades tradicionais de plantas alimentares em troca de híbridos altamente produtivos tal como o milho.

-2- Mudança na dieta:
O milho torna-se a cultura favorita. Como tinha sido previsto, as primeiras colheitas são altamente produtivas.

-3- É necessário dinheiro:
No entanto, a alta produtividade das colheitas tem um preço. As sementes das plantas híbridas não se auto-replicam e por isso é necessário comprar novamente sementes cada ano. Máxima produtividade é encorajada através do uso de fertilizantes químicos caros.

-4- Solo é destruído:
Cultivo sucessivo de milho no mesmo solo combinado com práticas de “limpezas e queimadas” para preparar o terreno para a sementeira anual começam a deixar as suas marcas de degradação. À medida que menos material orgânico é adicionada ao ciclo natural, mais químicos são usados para manter o nível das colheitas.

-5- Mais fertilizante, menos dinheiro:
Os agricultores são forçados a vender mais e mais da sua produção para cobrir os custo da crescente necessidade de comprar mais fertilizantes e sementes. Menos alimento acaba por ser armazenado cada ano à medida que mais produção termina por ser vendida.

-6- Dependência de “insumos”/"inputs":
Os agricultores acabam por ser apanhados num “ciclo vicioso”, em que cada ano dependem da compra de sementes e fertilizantes químicos para garantir uma colheita. Muitos verificam que mal conseguem produzir o milho suficiente para ao mesmo tempo pagar as despesas da colheita e satisfazer as suas necessidades de alimento.

-7- Alternativas são esquecidas:
Adesão exagerada a apenas um tipo de cultura causa susceptibilidade à seca, pestes-pragas, doenças, e uma dieta pobre - o que por sua vez origina vulnerabilidade à subnutrição e doenças. À medida que esta dependência cresce conhecimento das alternativas desaparece."

Então aqui fica para recordar os Músicos com o seu mestre no centro, eu e o Padre Bambo estamos de passagem. Tinha de pedir uma foto para mandar aos músicos meus conterrâneos
http://www.chaosobral.org/fidelidade.htm
E já está!

Sem comentários:

Enviar um comentário