segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tijolo de matope e "fogão-rocket"

Diante de uma "parede de capim" a separar o espaço privado do espaço público, do lado do espaço público estamos a fazer o primeiro teste (improvisado) com a primeira versão de "fogão-rocket" com tijolos de matope.
A lenha está muito longe e demora a ir buscar em Namaacha. Com este fogão apanhamos uns pequenos ramos e paus na rua que ninguém aproveita, e apenas isso será suficiente para levar a àgua a ferver.
O fogão são 11 pequenos tijolos burros, resultado de uma mistura de matope, água e serradura, feitos pelos próprios utilizadores, na imagem.


Mais uma vez, as paredes de capim e um telhado em zinco (ambos comercializados), exemplo de construção de baixo custo, fazem uma venda de rua.
Produtos desta terra, Namaacha ou das terras agrícolas de Boane. Muitas pessoas se dedicam a este pequeno comércio, muitas vezes vendendo produtos da sua própria machamba, da dos vizinhos ou dos familiares. Ou trazidos das terras baixas onde a água ainda não falta - Boane.


Tijolos de matope (é aqui a terra comum com textura de barro vermelho) recentemente cozidos. Produzir localmente, com matéria prima e mão de obra locais, fortalece a economia familiar.
O trabalho continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário